quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Para não ser fantoche da Globo

Alan Caldas

A Rede Globo fará debate entre José Serra e Dilma Rousseff no final do segundo turno da eleição presidencial.

O primeiro debate da Rede Globo foi cercado de pompas, mas foi um rotundo fracasso.

A Globo não realiza debates substanciais. Os debates dela não têm importância alguma. São estéreis e não visam conscientizar a massa humana votante. Por que digo isso?

Digo pela simples razão de que a Globo não considera o debate para Presidente importante. Se considerasse o debate importante, colocaria ele no horário do Jornal Nacional, que vai ao às 20 horas. Ou o colocaria no horário da novela após o Jornal Nacional.

A Globo não coloca esses debates num horário em que o povo real, o povo-povo possa assisti-lo. O último debate da Globo, com Serra, Dilma, Marina e aquele senhor octagenário que não lembro o nome, terminou bem depois da meia-noite.

E a meia-noite quem está assistindo ao debate? Só quem já tem candidato certo, só o eleitor definido, que sabe exatamente em quem vai votar. Só o eleitor que já tem MESMO candidato fica assistindo. O povão, como se diz, já foi dormir faz tempo, até porque as “regras” do debate da Globo são uma chatice, são engessantes.

Duvido que algum dos telespectadores que assistiram ao debate da Globo tenham definido (graças ao debate) em quem iria votar.

A Globo faz uma firula enorme sobre esse debate. O apresentador não trabalha dois dias antes. Montam um palco que mais parece um circo, mas dão temas ridículos e frágeis, “travando” o debate real. Primam por uma formalidade que se presta a fazer a Globo aparecer e a diminuir a participação dos candidatos.

O debate da Globo, até onde entendo de comunicação, só serve para a Globo se fazer influente perante quem já está no poder e para vender propaganda (ao triplo do preço) naquele horário.

Produzir uma mudança graças ao que ali se debate, a Globo não consegue produzir.

Os debates mais chatos de qualquer eleição são os da Globo. E são também os mais insignificantes, pois para a Globo a novela Ti-Ti-Ti é mais importante que o debate presidencial, o Jornal Nacional é mais importante que o debate presidencial e a novela Passione é mais importante que o debate presidencial. E é por isso que a Globo empurra o debate para o final da noite, quando todos os gatos são pardos.

Se a Globo julgasse que é importante a população acompanhar um debate, ela o colocaria num horário decente, não nesse horário em que inicia a prostituição ideológica.